segunda-feira, 21 de março de 2011

Acabei de ver o programa Mulheres, da TV Gazeta. Vi uma cestinha linda de crochê em formato de cenoura, de uma artesã chamada Carmem Freire.

Na hora fui procurar ela no google e acabei achando a sua especialidade: crochê endurecido.

Achei uma receita parecida com a cestinha que ela fez no programa. Segue o PAP.

Materiais:

-BARBANTE N°06 NAS CORES LARANJA E VERDE
-45 cm DE FITA DE CETIM Nº2 NA COR VERDE
-AGULHA PARA CROCHÊ N°04
-200g DE RESINA ENDURECE
-SACOLAS PLÁSTICAS
-PAPELÃO
-FITA ADESIVA
-TESOURA
-COLA QUENTE

Passo a passo:

Caixa: (usar o barbante laranja fio n°06)
Faça 04 correntes e de um nó.
Faça 04 pontos altos por 07 voltas aumentando 01 em casa volta, totalizando 10 pontos altos.
Faça uma volta de pontos altos sem aumento totalizando 08 voltas.
Faça 40 pontos baixos em toda a volta sendo que nas laterais 02 e 02 pontos baixos entre os pontos altos.
Faça 40 pontos altos pegando por trás dos pontos baixos.
Faça 40 pontos altos por 02 voltas, finalizando com 40 pontos baixos por uma volta.
Para fazer a tampa:
Faça 05 correntes.
Faça 05 pontos altos.
Faça 06 voltas de pontos altos com aumento de 01 ponto por volta, totalizando 11 pontos altos.
Faça 02 voltas de 11 pontos altos sem aumento, totalizando 09 voltas.
Faça 18 pontos baixos nas laterais entre os pontos altos.
Entre os pontos baixos nas laterais, entre os pontos baixos.
Faça 18 pontos baixos na lateral entre os pontos altos.
Faça na parte maior 08 pontos baixos, totalizando 46 pontos baixos.
Faça 46 pontos altos pegando por trás dos pontos baixos.
Faça 23 pontos altos com 02 correntes, pule 02 pontos altos e siga pela volta, totalizando 23 pontos altos.
Para finalizar faça 46 pontos baixos nas correntes.
Folhas:
Na parte maior da tampa centralize o meio com o barbante verde e faça 10 correntes, prenda com o ponto baixo formando um círculo.
Faça mais 12 correntes, prenda com ponto baixo formando um círculo.
Faça 15 correntes, prenda com ponto baixo formando um círculo.
Faça 12 correntes, prenda com ponto baixo formando um círculo.
Faça 10 correntes, prenda com ponto baixo formando um círculo.
Para terminar preencha os círculos com pontos baixos.
Passe a fita de cetim e cole as pontas com cola quente.
Passo a passo para endurecer:
Passe o endurece com as mãos na peça deixando-a toda branca. Esfregue e repita o processo do outro lado até ela ter uma textura de ´massinha de modelar´. Revista o molde com o saco plástico, modele e leve ao sol ou ao microondas por 06 minutos, retire e desenforme. Deixe a secagem finalizar em temperatura ambiente.

 

Ela usa uma resina chamada ENDURECE, encontrada pela bagatela de R$ 21,80 na Vitrine do Artesanato (acompanha dois potes de 500g cada).

Procurei outras formas de endurecer o crochê e achei no canal do youtube da Elaine Crochê uma técnica com açúcar (ela garante que não atrai formigas, baratas, etc.)

 

Beijinhos

Vanessa Alcântara  

Photobucket

   Deus

3 comentários:

Jeane Ferraz disse...

Boa Tarde, como vai??
Então gostei da sua explicação em como endurecer o croche. So que nesse metodo fiquei com uma dúvida.Depois de endurecido e seco, se lavar ele ira amolecer?? Obrigada..ahh se quiser visite meu blog. http://cantinhodaartedosfios.blospot.com.br
Até logo.

Antonia Juliana da Silva Mourão Medeiros disse...

ola tudo bem? amei essa dicas nossa muito linda mesmo vc tah de parabens vou te seguir te convido para visita meu blog e ser minha seguidora
juliana.mourao.gjg@gmail.com

Antonia Juliana da Silva Mourão Medeiros disse...

ola tudo bem? amei esse video, vc tah de parabens vou te seguir te convido para visita meu blog e ser minha seguidora
juliana.mourao.gjg@gmail.com

Related Posts with Thumbnails

Palavra de Deus

Inove !

Inove !
Acesse e tenha seu blog personalizado

Pesquisar este blog

Carregando...

Assine nosso Feed!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Luli (:

Logo Blog Apetrecharia

Espalhe

Do seu Jeitinho...

As Estimadas (clica que elas comem)

Mais visitadas

Hora e Data

Coleguinhas !

Online...

Já visitaram

O Povo Daqui e de Lá...

free counters

De Onde Tem Visita??

Tecnologia do Blogger.

Tá guardado aqui